Mais de dois terços dos profissionais de marketing afirmam que o crescimento da publicidade digital está prejudicando a qualidade criativa.
Um estudo, conduzido por Sizmek, revelou que 67% dos profissionais de marketing acreditam que o crescimento digital da publicidade veio à custa da qualidade do criativo, com 84% concordando que a inteligência artificial não significa nada sem criatividade.
Outros 91% dos profissionais de marketing dizem que a necessidade de tornar os anúncios digitais mais atraentes para atingir as metas da marca é uma prioridade nos próximos 12 meses.
Do levantamento, mais de 500 empresas de marketing de tomada de decisão de negócios em toda a Europa e os EUA, o estudo revelou as tensões que os profissionais de marketing enfrentam enquanto tentam equilibrar inovação tecnológica com criatividade.
Explorando o impacto potencial da tecnologia, o estudo constatou que 91% dos profissionais de marketing acreditam que a contribuição criativa é tão importante quanto o uso de dados em campanhas digitais.
Enfatizando ainda mais a importância dos dados, a maioria absoluta vê o GDPR como uma introdução necessária em relação à qualidade do criativo. Quase oito em dez (79%) disseram que a qualidade do criativo se tornará ainda mais importante devido à regulamentação, apesar do intenso foco da indústria em dados e privacidade.
“O aumento explosivo do marketing digital gerou uma enorme oportunidade de criar experiências mais direcionadas e personalizadas para as marcas entregarem aos seus clientes. Também deve oferecer a chance de as marcas serem mais criativas e permitir que ajustem sua criatividade para o público perfeito.
“Há uma grande variedade de recursos disponíveis para ajudar as marcas a atingirem seus objetivos, que podem ser desbloqueados por meio da tecnologia. As marcas se tornarão mais capacitadas para construir campanhas que atendam às suas aspirações ”.