Quando se trata de Big Data e Analytics, Marie Wallace, da IBM, sabe o que está falando. Como o estrategista de Analytics da empresa, ela passou mais de uma década envolvida com a pesquisa e desenvolvimento da divisão de construção de conteúdo, semântica e tecnologias de análise social que hoje sustentam soluções como o IBM Watson.
Wallace vê grande potencial na extração de dados significativos de fluxos sociais internos e externos, mas ela acredita que a nossa tecnologia pode ter chegado à frente da capacidade da sociedade em lidar com esta avalanche de dados. Podemos aprender muito sobre os clientes, mas temos de ser muito cautelosos com a nossa curiosidade para não assustar e ofender funcionários e clientes.
Quando usamos dados sabiamente e bem, eles têm potencial para nos dar uma visão incrível e habilidades preditivas. Quando os usamos mal, eles podem ser ameaçadores, diz Wallace.
Entrevistei Wallace e perguntei a ela sobre o que esperar do poder e da promessa do Big Data. Aqui estão alguns destaques:
> Nós temos que ser extremamente cuidadosos com os dados das pessoas, especialmente no local de trabalho
"Nós ainda temos algum caminho a percorrer antes de sermos capazes de caracterizar com precisão os nossos clientes sem resvalar para uma área onde o uso dos dados se torne assustador, impróprio ou antiético. Os tipos de invasões de privacidade que podem ocorrer no mundo da mídia social externa são totalmente inaceitáveis no local de trabalho."
> A privacidade dos dados é um desafio para a sociedade, e não uma questão tecnológica
"Temos a capacidade técnica, com alguns desafios, concordo, para construir sistemas de análise que sejam transparentes, éticos, respeitem a privacidade e garantam a autonomia pessoal. A questão é que ainda temos de ver o ímpeto da sociedade para a implementação de tais proteções para os cidadãos. Até que isso aconteça, empresas não vão investir em privacidade. É uma questão de prioridades."
> Devemos parar de usar os termos "Big Data", "Business Intelligence" e "Analytics" de forma intercambiável
"Para mim 'Big Data' encapsula as plataformas e métodos que estão surgindo para que possamos processar grandes volumes de dados de diversas fontes. 'Business Intelligence" refere-se às métricas tradicionais e elaboração de relatórios sobre as fontes de dados estruturados e "Analytics" é mais vago, e abrange todo o resto ...."
> As mídias sociais e as análises estão assumindo um papel muito mais importante em marketing
"A análise de mídia social está substituindo a pesquisa de mercado tradicional e é aí que eu vejo a maior parte do investimento inicial, juntamente com a área relacionada com a gestão da marca. Permite às empresas terem uma visão quantitativa e qualitativa do que as pessoas estão dizendo sobre seus produtos, concorrentes e mercado, para que possam compreender as tendências emergentes em tempo real. "
> Está otimista sobre wearables , como Fitbit e os rumores do iWatch, da Apple
"Os dados que estão sendo gerados por sensores de movimento são particularmente interessantes quando combinados com dados sobre a saúde, dados sociais e dados móveis. Nós poderíamos fornecer a todos os cidadãos conselhos de saúde pessoal, fazer recomendações em tempo real para ajudá-los a maximizar os resultados, ajudá-los a escolher os produtos certos no supermercado (que evite ingredientes que causem alergias e prejudiquem a saúde e as metas pessoais) para proporcionar-lhes reforço positivo nos momentos certos (ao abrir a geladeira) e conectá-las com uma rede de apoio pessoal (sociais e comunidade) ".