10 coisas que os clientes estão buscando e exigindo das empresas, e como fazer para diferenciar-se.
Características dos clientes atuais – você está preparado?
1) Seus clientes estão cada vez mais conectados – Twitter, Facebook, Linkedin, Youtube. E falando abertamente sobre suas experiências de compra. Você tem facilitado e participado de maneira pró-ativa dessa conversa?
2) Clientes hoje pesquisam cada vez mais na internet antes de comprar de você. Google! Bing! Como sua empresa está ranqueada nos sites de busca? E seu site: ajuda os clientes a tomarem a melhor decisão de compra?
3) Clientes hoje qualificam muito melhor seus fornecedores e se preparam muito melhor para comprar do que vendedores e empresas qualificam seus clientes e se preparam para vender.
4) Clientes hoje valorizam cada vez mais a praticidade, a agilidade e a facilidade de fazer compras com você.
5) Clientes hoje são fortemente orientados para VALOR, lembrando sempre que a equação de VALOR é igual a BENEFÍCIO / PREÇO (benefícios divididos pelo preço). Ou seja: ou seus benefícios são muito ALTOS (fortes, claramente definidos e muito bem comunicados), ou a parte de baixo da equação é que vai sofrer (preço BAIXO!).
6) Clientes hoje entendem que o relacionamento não termina depois da compra.
7) Clientes hoje esperam que você os eduque e ensine a comprar melhor, a usar melhor o produto, a tirar o máximo proveito de serviços, a saber de novidades, tendências, lançamentos, novas ideias.
8) Clientes hoje provavelmente sabem mais sobre a concorrência do que você.
9) Clientes hoje compram 24 h por dia, 7 dias por semana.
10) Clientes hoje são extremamente céticos. Prove!
Estes 10 pontos acima já permitem uma boa avaliação e reflexão.
Que nota você se daria em termos de preparo para lidar com essa nova realidade dos clientes atuais?